sexta-feira, 30 de setembro de 2011

comentário Kosi Theodora

Destinado a população:

Café pode proteger mulheres de forma agressiva de câncer de mama

Londres - O café pode proteger as mulheres de uma forma agressiva de câncer de mama, especialmente se tomadas cinco ou mais xícaras ao dia, de acordo com pesquisa que aparece nesta quarta-feira na publicação Breastes Cancer Research. (.........)
Mas, nem todos os estudos estão de acordo sobre os efeitos de consumir café e portanto, não encorajaríamos as mulheres a aumentar o consumo de café para protegê-las do câncer de mama. "O que sabemos é que as mulheres podem reduzir as possibilidades de desenvolver câncer de mama se mantêm bom peso, reduzem o consumo de álcool e fazem atividade física regularmente", acrescentou Palframan.
Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/vida,cafe-pode-proteger-mulheres-de-forma-agressiva-de-cancer-de-mama,717751,0.htm
Meu Comentário:
Esta reportagem fornece uma alternativa de prevenção para mulheres com risco ou desenvolvimento deste tipo de câncer sendo associada a outras praticas como exames preventivos, atividade física regular e uma alimentação saudável.


Destinado Gestores:


Tipos de Cancer
Mama
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Comentário:
O site do INCA fornece dados estatísticos e de prognostico importantes sobre o câncer de mama para realizar pesquisas devido ao aumento do numero de casos em mulheres de variadas etapas etárias. Sendo uma excelente ferramenta que serve de alerta para buscar alternativas de divulgação.


Destinado a Academia
Câncer de mama: atenção primária e detecção precoce Breast cancer: primary care and early detection.
Apesar do considerável avanço no diagnóstico e tratamento, o câncer de mama representa ainda permanente desafio, pois é a principal causa de óbito feminino por câncer em países desenvolvidos e a segunda em países em desenvolvimento. Mesmo com todo investimento realizado pelos governos, sociedades e organizações não governamentais, essa neoplasia constitui um grave problema de saúde pública no mundo, mostrando a precariedade das ações preventivas. Devido à falta de métodos para sua prevenção, atualmente vem sendo dada atenção especial para a detecção precoce. Os métodos disponíveis para detecção precoce incluem autoexame mamário, exame clínico da mama, ultra-sonografia, mamografia, ressonância magnética, espectroscopia por ressonância magnética, punção aspirativa por agulha fina e core biopsy. Programas de detecção precoce desempenham importante papel na redução da mortalidade. Para isso torna-se imprescindível a capacitação dos médicos de família visando conscientizar a população feminina sobre a atenção especial que deve ser dada às mamas, mesmo sabendo-se que a baixa adesão das mulheres assintomáticas aos programas ambulatoriais é devida ao medo e preconceitos com relação a essa doença. Seria relevante propor cursos de capacitação para esses profissionais, pois o atendimento primário poderia ser realizado com maior segurança. Além disso, deveriam ser incentivadas campanhas sobre a importância da participação de mulheres assintomáticas
em programas específicos para doenças das mamas.

Fonte: http://www.cienciasdasaude.famerp.br/racs_ol/Vol11-3/10%20ac%20-
%20id%2039.pdf
Comentário:
Este artigo fornece fontes de pesquisa para o cuidado na atenção primaria, assim como o do corpo, caracterizando os sinais da doença e combatendo o preconceito com relação ao câncer de mama. Servindo também de apoio aos portadores como superação nesta fase de dificuldade que afeta a autoestima, permitindo melhor adesão ao tratamento.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário