sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Comentários: Letícia Gomes

1)
Fonte: http://www.uro.com.br/dst.htm

Doenças Sexualmente Transmissíveis- DST's
"Doenças sexualmente transmitidas ou DSTs, são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais, porém formas não-sexuais de transmissão são menos frequentes. Estima-se que de 10 a 15 milhões de americanos tenham doenças sexualmente transmitidas, muitos dos casos são epidêmicos, incluindo gonorréia, inflexão da uretra não causada pela gonorréia, herpes genital, candiloma, scabics (mites) e infecções na uretra e na vagina causadas pela bactéria Chlamydia trachomatis, pelo protozoário Trichomas e pelo fungo monilia. Vários estudos mostram que as doenças sexualmente transmitidas afetam pessoas de ambos os sexos, de todas as raças e de todos os níveis sociais nos Estados Unidos. (...)"

Comentário: O texto acima refere-se às doenças que podem ser contraídas por contato sexual, usualmente conhecidas como DST's. O estudo traz consigo informações a respeito do número de indivíduos acometidos pela doença, além de especificiar as DST's consideradas mais epidemicas, ou seja, as doenças mais agressivas aos indivíduos. Fatores determinantes como sexo, raça e nível social também são utilizados, pelo autor, como recursos úteis de comunicação. O texto possui uma variedade de linguagem voltada à academia, pois os recursos variados que o autor buscou utilizar ( dados como nome de bactérias e quantidade de indivíduos infectados) são úteis para estudos acadêmicos. Além de poder ser utilizado para tais estudos, podemos observar que o texto não tem uma visão voltada para a população como um todo, devido ao fato de que ele possui uma linguaguem inacessível para pessoas de baixa escolaridade, por exemplo, além de proporcionar dados que são considerados, pela a sociedade, de pouco interesse.



2)
Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4126&ReturnCatID=1784

O que sao as DST's?
"Doenças sexualmente transmissíveis são infecções transmitidas através de uma relação sexual com alguém que já seja portador da infecção.
Estas infecções são geralmente transmitidas através do coito, mas podem ainda ocorrer através de outros tipos de contato sexual, como a relação sexual anal e oral. Elas podem ser causadas por parasitas, bactérias ou vírus. A importância destas doenças está no fato de, além do alto risco de disseminação, poderem ocasionar graves danos à saúde do indivíduo acometido. As conseqüências podem ser desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, até câncer, além de facilitar a transmissão do vírus da AIDS (HIV).
A incidência das DST vem aumentando nos últimos anos, sendo considerada como um problema de Saúde Pública. Este aumento ocorre em conseqüência das baixas condições socioeconômicas e culturais, das péssimas atuações dos serviços de saúde, do despreparo dos profissionais de saúde e de educação, e da falta de uma educação sexual adequada, principalmente voltada para os jovens. Hoje, as DST estão entre as doenças mais comuns em todo o mundo. As mais comuns são a AIDS, sífilis, gonorréia e clamídia. (...)"
Comentário: O texto acima refe-se às doenças que podem ser transferidas através de relação sexual sem preservativo, usualmente conhecidas por DST's. O autor traz consigo informações como as vias de transmissão, agentes causadores e distúrbios provocados pela doença. O autor busca através de uma linguangem rebuscada, estabelecer uma relação entre os altos índices da doença e fatores que provocam esses índices alarmantes ( ex: educação inadequada, desprezo do profissional de saúde, e condições sociais/econõnimas/culturais.). O texto possui uma linguaguem principalmente voltada para o Gestor de saúde pública, pois o autor utilizou recursos de comunicação mais sofisticados e buscou alarmar sobre a crescente incidência da doença no país. Além disso, o autor buscou focar nao só nos serviços precários de saúde pública ( incluindo a falta de interesse do profissional de saúde- fator de extrema importancia e que contribui significativamente para aumento da incidência da doença) mas também na educação sexual deficiente principalmente de jovens, que muitas vezes não recebem as informações adeqadas sobre o uso de preservativo. Essas informações de fato são voltadas para um grupo de pessoas mais limitado, nesse caso o Gestor, pois as informações e linguagem utilizadas podem nao atingir os interesses de todos as classes da população.

 
3)
Fonte: http://www.aids.gov.br/pagina/o-que-sao-dst

O que são as DST's
"As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. (...)"

Comentário: Esse texto refere-se de maneira clara e sintetizada o que consiste as doenças sexualmente transmissíveis. De modo geral ele informa a sociedade sobre a transmissão, sintomas e como se prevenir para nao ser acometido pela doença. Através de linguagem simples e clara ele consegue atingir todas as classes populacionais, proporcionando a sociedade informações objetivas e de relevância pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário