sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Comentários Thaís Cristina

Matéria do site: www.estadao.com.br
Veiculada os gestores


 Revista ''Lancet'' traça perfil da saúde do País

     A partir de vários estudos e produção de artigos, a revista britânica The Lancet dá uma visão geral sobre os pontos mais importantes da saúde dos brasileiros. Os pesquisadores tratam de vários temas como doenças mais frequentes, doenças crônicas, doenças que mais matam etc. Além disso eles dão sugestões de como a gestão deve agir frente aos problemas. Onde deve haver mais investimento, quais as áreas que deve-se preocupar mais entre outros aspectos. 
    A notícia oferece uma visão geral sobre o assunto levando em consideração os objetivos do trabalho. O modo como foi feito, o tempo (quando começou, quando terminou) e os integrantes do trabalho não são citados, mesmo sendo de extrema importância. O foco nas doenças que foram estudadas faz com que a notícia impacte mais . já que é o que as pessoas mais querem saber.
____________________

Materia do site: www.revistapesquisa.fapesp.br
Veiculada à sociedade

 O cérebro no autismo  

    Nos últimos anos, após pesquisas feitas nos EUA e Inglaterra, o Brasil iniciou vários projetos de pesquisa e busca por pacientes com a sindrome de Asperger, popularmente conhecido como autismo. Essa preocupação se iniciou devido a complexidade da doença. Essa sindrome é algo que se inicia logo após o nascimento e já pode ser observada aos três anos de idade, e muito tardiamente, aos cinco. O autismo representa um retardo no desenvolvimento considerado normal e ao mesmo tempo um desenvolvimento espetacular uma alguma habilidade específica. Crianças autistas tem extrema dificuldade em habilidades sociais pois a dinâmica dos relacionamentos não faz sentido nenhum à eles. O foco da atenção de um autista pode ser qualquer objeto em um ambiente que ele esteja. A expressão de emoções nos rostos das pessoas lhes é indiferente.
    O estudo feito no Brasil, na cidade de Atibaia em SP, mostrou que a incidência de casos aqui é menor devido a uma necessidade maior de comunicação dos latinos. Isso não descartou a preocupação com as crianças. O diagnóstico é bem difícil de se fazer e quando diagnosticada, uma criança autista representa um grande custo à saúde pública não só pelos acompanhamentos médico e psicológico, mas também na educação e no não rendimento financeiro, pois quando adulto o autista vai para o mercado de trabalho.
O que se conclui de mais importamte desse trabalho é que o Brasil não está preparado para cuidar dessas crianças. Faltam profissionais especializados, infraestrutura, principalmente. 
    Essa notícia relatando esse quadro de saúde do Brasil é importantíssimo e esclarece à população sobre uma doença pouco conhecida e que pode acometer qualquer pessoa. 
____________________

Materia do site: www.thelancet.com
Veiculada à academia


Efeitos da redução intensiva da glicose na estrutura e função cerebral em pessoas com diabetes tipo 2 (MIND ACCORD): um sub-estudo randomizado aberto

    Pessoas com diabetes tipo 2 correm o risco de comprometimento cognitivo e atrofia cerebral. Nosso objetivo foi comparar os efeitos sobre a função cognitiva e do volume do cérebro de intensa contra padrão de controle glicêmico.
    A Memória na Diabetes (MIND) Estudo foi feito em 52 centros clínicos na América do Norte como parte de Ação para Controle de Risco Cardiovascular em Diabetes (ACCORD), uma dupla de dois por dois julgamento de grupo paralelo, randomizado fatorial. Participantes (com idade entre 55-80 anos) com diabetes tipo 2, hemoglobina glicada altas A 1c (HbA 1c) concentrações (> 7,5%;> 58 mmol / mol), e um alto risco de eventos cardiovasculares foram aleatoriamente designados para receber intensivo controle glicêmico alvo de HbA1c para menos de 6,0% (42 mmol / mol) ou uma estratégia de segmentação padrão HbA1c para 7,0 -7 · 9% (53-63 mmol / mol). Randomização foi através de um sistema baseado na web centralizado e de alocação de tratamento não era mascarada de clínica pessoal ou participantes. Avaliamos nosso resultado cognitivo primário, o Digit Symbol Substituição Teste pontuação (DSST), no início e aos 20 e 40 meses. Foram avaliados o volume cerebral total (TBV), o nosso resultado estrutura primária do cérebro, com ressonância magnética no início e 40 meses em um subconjunto de participantes. Foram incluídos todos os participantes com os dados do acompanhamento em nossas análises primárias. Em fevereiro de 2008, elevou o risco de mortalidade levou ao fim do tratamento intensivo e de transição dos participantes ao tratamento padrão. Nós testamos nossas hipóteses função cognitiva com um misto modelo de efeitos que a informação incorporada de ambos os 20 e 40 medidas de desfecho mês. Nós testamos nossas hipóteses de ressonância magnética com um modelo de ANCOVA que incluíam volume intracraniano e fatores utilizados para estratificar randomização. Este estudo está registrado com ClinicalTrials.gov , número NCT00182910.
    Foram selecionados consecutivamente 2.977 pacientes (idade média 62,5 anos, DP 5,8) que foram aleatoriamente designados para os grupos de tratamento no estudo ACCORD. Nossa análise primária cognitiva foi de pacientes com uma pontuação DSST de 20 meses ou 40 meses: 1.378 designados para receber tratamento intensivo e 1416 para receber o tratamento padrão. Dos 614 pacientes com ressonância magnética de base, que incluiu 230 designados para receber tratamento intensivo e 273 para receber o tratamento padrão em nossa análise primária MRI em 40 meses. Não houve diferença significativa na pontuação tratamento DSST média de 40 meses (diferença na média de 0,32, IC 95% -0 · 28 a 0,91; p = 0,2997). O grupo de tratamento intensivo teve um TBV maior média que o grupo tratamento padrão (4,62, 2,0-7,3; p = 0,0007).
significativas no TBV favoreceu o tratamento intensivo, resultados cognitivos não foram diferentes. Combinado com os efeitos não-significativos sobre os resultados ACCORD outro, e aumento da mortalidade em participantes no grupo de tratamento intensivo, nossos resultados não apóiam o uso de terapia intensiva para reduzir os efeitos adversos da diabetes no cérebro em pacientes com características semelhantes às dos nossos participantes.
    Esse estudo é muito interessante devido a alta frequência da doença diabetes na população, inclusive brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário