sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Comentario: Conceição

Hiperteção arterial ministerio da saúde


Gestor
Atualmente vem crescendo o numero de Hipertensos no Brasil, e nos últimos cinco anos cresceu de 21,6 em 2006 para 23,3% em 2010, e em 2009 a proporção foi de 24, 4% o Ministério da saúde diz que, de acordo com a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos nas 26 capitais e no Distrito Federal. O numero de hipertensos é maior em mulheres 25,5% - do que em homens - 20,7%. No entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.
Mais da metade da população brasileira acima de 55 anos é hipertensa, segundo o Ministério da Saúde, o aumento das prevalências se deve ao maior acesso da população ao diagnóstico na atenção primária de saúde. E as mulheres procuram mais o diagnóstico na atenção básica, uma prevalência mais significativa entre elas. E mesmo com as políticas de saúde e atenção básica ainda há um grande numero significativo de novos casos de hipertensos. Por esse motivo queremos maior investimento para assim reforçar as políticas de saúde do homem onde possa estar informando, incentivando e atendendo a população principalmente a masculina a procurar a atenção básica de saúde.


Comunidade

De acordo com o Mistério da Saúde o diagnostico de hipertensos vem crescendo cada vez mais no Brasil e entre as mulheres de 25,5%, o numero é bem maior que nos homens que é de 20,7%, mesmo com as mulheres procurando mais o serviço de atenção básica o numero vêm crescendo.
No ano de 2006 a pesquisa do mistério da saúde apontou que 21,6% da população Sofriam com esse tipo de doenças crônico esse numero aumentou em 2010 23,3% .
Segundo o Ministério da Saúde, a pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo.


A cademia

O numero de diagnostico por hipertensão arterial a cada dia vem crescendo diz o Ministério da Saúde, uma pesquisa no ano de 2006 revelou que 21,6 % dos Brasileiros hoje sofrem com esse tipo problema, esse número cresceu para 23,3% no ano de 2010 e em relação ao ano de 2009 a proporção foi de 24,4%.
Em ambos os sexos, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum, com a idade  alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos de idade é hipertensa.
Queremos a participação e envolvimento dos profissionais da área de saúde com essa causa, para assim podemos buscar uma metodologia de trabalho com objetivo de atender a demanda do Brasil, que vem diagnosticando uma serie de doenças crônicas assim como a hipertensão o diabetes também precisa de uma atenção renovada, e que os profissionais da área da saúde participem como meios que possam conscientizar seus pacientes do que pode ser  diabetes e hipertensão arterial suas causas e como cuidar.


Comentário

Metade da população hoje sofre com algum tipo de doença crônica e como podemos ver esse numero vem crescendo muito e as mulheres são cada vez mais vitimas dessa doença, mesmo sendo as mais que procuram o serviço de atenção a saúde básica
Em minha opinião primeiro que tudo deveriam analisar por que o numero é bem maior em mulheres, sendo que elas são quem mais procuramos serviços de saúde. E assim buscar uma forma de melhorar esse problema de saúde que cresce cada vez mais. E para os homens a informação de forma dequanda é sempre o caminho para o desconhecido.




Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário