sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Planejamento Familiar - Nota ao Gestor

Senhores Gestores, segundo os dados do Ministério da Saúde, 30 milhões de mulheres já tiveram acesso gratuito a 2,9 milhões de contraceptivos, dentre eles, DIU, diafragma, preservativos, anticoncepcionais orais e injetáveis. A Farmácia Popular também tem contribuído para facilidade de acesso a estes contraceptivos, visto que o custo destes foi diminuído em 90%. Mais de 10 mil drogarias já aderiram ao Programa.
Há 4 anos, o SUS oferece a cirurgia de Vasectomia, em nível ambulatorial. Este procedimento tem duração de apenas 15 minutos. Observou-se que, em 2009, houve um aumento de 83% no número de Vasectomias realizadas. A Política Nacional de Saúde do Homem também tem investido financeiramente, com o aumento de 148% dos recursos.
Diante do exposto, esperamos que os senhores contribuam com a Política de Planejamento Familiar, dando continuidade a oferta de métodos que previnam a gravidez indesejada, e evitem a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis, e a realização de cirurgias de Vasectomia. É importante ressaltar que além da oferta, é necessário que a população seja informada a respeito de tudo que envolva o Planejamento Familiar.

Um comentário: