sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ação contra o uso de drogas

Nota ao Gestor

Tendo em vista o aumento considerável na venda e no consumo de drogas por parte de jovens, crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde lançou o Plano Emergencial de Ampliação ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras drogas. Esse plano, apesar de lançado em junho de 2009, teve sua completa implantação só em dezembro de 2010.

O plano objetivava a prevenção e o tratamento do contingente mais atingido pelo consumo de drogas: a população jovem. Para isso, profissionais especializados nas diversas áreas da saúde foram devidamente especializados e enviados à Rede de Atenção e Saúde Mental do SUS, gerando um investimento de R$ 117,3 milhões dos cofres públicos.

Acredita se que o alto investimento no projeto não será em vão, pois o numero de vidas e de famílias que se pode salvar com um projeto de tamanha magnitude compensa o investimento.



Nota à sociedade

Se você conhece, já ouviu falar ou tem alguém em sua família que é um usuário de drogas, preste bem atenção nesse informe: O Ministério da Saúde lançou o Plano Emergencial de Ampliação ao Tratamento e Prevenção em álcool e outras drogas. O plano busca atingir principalmente adolescentes e crianças, prevenindo o seu  envolvimento com as drogas e tratando aqueles que já estejam envolvidos com ela.

Você e sua família podem procurar o Centro de Saúde, mais próximo de sua casa e nele encontrarão uma equipe muito bem qualificada para ajudar na conscientização, prevenção ou no tratamento daquele que estiver necessitando.

Cuide daqueles que você ama, aprenda como evitar o envolvimento com as drogas, visite a unidade saúde e procure quem está preparado para lhe ajudar. Lembre se as drogas podem matar!            


Nota à Academia
O uso de drogas e os problemas advindos desse assolam a sociedade a muito tempo, esse uso vem crescendo ao longo de décadas, e é em virtude desse aumento que o Ministério da Saúde vem lançando projetos e programas a fim conscientizar a sociedade brasileira.
Drogas não são só formulas químicas que são capazes de gerar sensações agradáveis ou desligar o ser da realidade. Os medicamentos também são drogas e o seu uso indevido pode levar as mesmas conseqüências do uso de Crack, Merla e outras substâncias.
Em 2009, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Emergencial de Ampliação ao Tratamento e Prevenção em álcool e outras drogas, onde foram investidos R$ 117,3 milhões no SUS buscando a ampliação do acesso as ações de prevenção e tratamento de pessoas que se submeteram ao uso nocivo de álcool e outras drogas. Esse plano conta com a ajuda de diversos profissionais de varias áreas de atuação e busca alcançar crianças e adolescentes que são os mais sensíveis ao ingresso no mundo de dependência às substancias psicoativas.         
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário