sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COMENTÁRIOS- ANGELICA MOURA


Destinada à População

Dançar melhora saúde e combate o estresse

Entre na dança
Entregue-se ao prazer de acompanhar o ritmo da música. Esse é o remédio que garante saúde física e mental, com um efeito colateral dos bons: diversão garantida.
por Thais Szegö | design Giovanni Tinti | fotos Omar Paixão
Tonificação muscular, combate às gorduras extras, aumento da flexibilidade, melhora da coordenação motora, da postura, da memória e do controle da respiração, mais disciplina... A lista de benefícios que a dança proporciona parece não ter fim. E é em primeiríssimo lugar a preocupação com a saúde que leva muita gente a arriscar seus primeiros passos em diferentes coreografias.
Dançar conforme a música não faz bem apenas ao corpo. Piruetas, rodopios e afins são puro deleite. "Tudo isso motiva os praticantes a prosseguirem com as sessões na maior animação", acredita o fisiologista e médico do esporte Antonio Claudio Lima da Nóbrega, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Outro incentivo que fideliza os dançarinos é a possibilidade de conhecer gente e de espantar o estresse. "Durante as aulas fica fácil deixar os problemas de lado", enfatiza o professor de dança de salão Willamy Natan, de São Paulo.
Quem se interessa pela dança mas acha que não leva o menor jeito para a coisa está enganado. "Todo mundo consegue aprender", garante a professora de dança de salão Paula Domingues, de São Paulo. "Pena que poucos sabem do que o corpo é capaz." O ortopedista Ricardo Cury, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, só faz uma ressalva: "A turma que tem problema nas articulações do joelho deve consultar um especialista antes". Conheça a seguir algumas modalidades e escolha a que mais combina com seu jeito de ser — e, claro, com seu gosto musical.

Matéria veiculada no site: http://saude.abril.com.br/edicoes/0283/corpo/conteudo_218841.shtml

Comentário:
Esta material é destinada a comunidade e fala importância da dança como oportunidade de atividade física e expressão corporal criadora, pela função recreativa que desempenha e de socialização. Matéria veiculada no site: http://saude.abril.com.br/edicoes/0283/corpo/conteudo_218841.shtml


Destinada à Academia

A DANÇA COMO MEIO DE CONHECIMENTO DO CORPO
PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ADOLESCENTES
THE DANCE AS MEANS OF BODY KNOWLEDGE
FOR ADOLESCENT HEALTH PROMOTION
MENÇÃO HONROSA – PRÊMIO MELHOR TRABALHO COMPLETO, CATEGORIA: PREVENÇÃO
Anny GM Costa1, Estela MLM Monteiro2, Neiva FC Vieira3, Maria GT Barroso4

RESUMO
Introdução: unir a arte da dança à enfermagem num contexto de educação em saúde é uma idéia inovadora que pode envolver o adolescente como sujeito de mudança de comportamento, consolidando a atuação do enfermeiro na promoção da saúde. A dança constitui um recurso de consciência corporal ao associar a motivação para expressão, movimento, equilíbrio, conhecimento do corpo e suas relações com o meio social.

Objetivo: aplicar um Programa Prático de Dança Educativa (PPDE) como recurso de educação em saúde para adolescentes e descrever o conhecimento construído sobre saúde, sexualidade e DST/Aids. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado numa escola pública de Fortaleza, com 28 adolescentes, entre 12 e 15 anos de idade, da 6a a 8a série do ensino fundamental. Realizaram-se 12 encontros semanais com o grupo de adolescentes, com duração de 90 minutos nos quais foram trabalhados conceitos relacionados com corpo, movimento e comportamento. Registraram-se seus depoimentos, organizados em temas e categorias.
Resultado: Foram geradas seis temáticas principais e suas categorias conceituais: 1. Fase de Sensibilização – corpo, equilíbrio e postura; 2.Vivência e Expressão – relações interpessoais, controle, solidariedade; 3. Estima e Confiança – auto-estima, autoconfiança, enfrentamento; 4. Espaço e Tempo – Vida, tempo, espaço, produtividade; 5. Compreensão Corporal e Sexualidade – conhecimento, corpo, prevenção, DST/aids; 6. Aprendizado e Divulgação – apresentação, agentes multiplicadores, avaliação. Conclusão: PPDE contribuiu para a participação dos adolescentes. Temas sensíveis e conversas informais ampliaram conhecimentos sobre saúde, DST/aids, corpo e valores como solidariedade e autoconfiança. Os resultados demonstraram que o método pode ser aplicado com outros grupos de adolescentes.


Comentário:
Esta pesquisa utiliza a dança como um processo educativo em saúde para adolescente, com o objetivo de criar reflexões sobre o bem estar do corpo e estilo de vida de cada um. Proporcionando socialização e avaliando aspectos do comportamento ao grupo de jovens pesquisado.


Destinada ao Gestor  

Centro de Dança
No início da década 90, a classe de dança, após inúmeras discussões com autoridades do governo local, detectou a necessidade de criação de um espaço voltado exclusivamente para o desenvolvimento e crescimento desta arte no Distrito Federal. Neste contexto foi criado o Centro de Dança do DF.
O Centro de Dança do Distrito Federal é destinado à pesquisa, ensaios, oficinas, workshops e cursos da área de dança, tanto por parte de realizadores locais quanto por convidados. Ao todo são cinco salas, além de uma videoteca com amplo material de dança.
Endereço: Setor de Autarquias Norte - VIA N-2, Setor Cultural Norte, Anexo I da Secretaria de Cultura 
Telefone: 3323.1817

Matéria veiculada no site:

Comentário: 
Este matéria contém informações importantes para um Gestor que busca lugares e dados para investir em projetos relacionados a dança, cultura e qualidade de vida para a comunidade.

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