segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Comentário - Janette Arnaldo


Site: Correio Braziliense – Ciência e Saúde

Tema: Trasplante de útero feito na Turquia leva esperança a milhões de mulheres

Resumo: O artigo começa falando sobre um transplante de útero realizado na Turquia, sendo a doadora já falecida, dando esperança a mulheres que não podem ter filhos. É um texto informativo, principalmente para os leigos, em especial mulheres com a mesma situação da paciente. Isso faz com que haja um maior interesse sobre o assunto, porém os médicos responsáveis pelo feito não descartam a hipótese talvez não poder ter filhos após o transplante, relatando que deve-se ter prudência ao tratar desse assunto.
"Há vários riscos, como a formação de anomalias congênitas por causa dos imunossupressores, e também riscos de um trabalho (nr: de parto) antes de (nr: a gestação) chegar a termo ou de um retardo do crescimento intrauterino", afirmou a doutora Akar. É importante reduzir as doses de medicamentos para garantir a saúde do feto durante toda a gravidez.

Comentário: O texto aborda um tema de grande interesse, principalmente ao público feminino, falando sobre o assunto de forma generalizada, não entrando em minúcias sobre o processo do transplante; relata somente a esperança que o assunto trás. E isso faz com que o público leigo tenha consciência da evolução sofrida pela medicina, em favor dos benefícios à população. Quanto ao público acadêmico não foi acrescentado nenhum termo específico, o tema foi tratado de forma simples e objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário