segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uso de anfetamínicos - Fabiana, Lorena, Odália, Raphaela - Turma B

Nota à Academia:

Consumo de anorexígenos tipo-anfetamina (dietilpropiona, fenproporex, mazindol) e de fenfluramina no Brasil: Prejuízo ou benefício para a saúde
O consumo brasileiro das drogas anorexígenas tipo-anfetamina (dietilpropiona, fenproporex, mazindol e de d.1-fenfluramina), obtido através de dados oficiais do Ministério da Saúde, foi avaliado expessando-se resultados em doses diárias definidas por 1.000 habitantes por dia. Discute-se as razões do uso exagerado destas drogas, as possíveis reações adversas que podem resultar do mesmo e a ausência de providência das autoridades de saúde do país em controlar adequadamente a situação.

Fonte:
J. bras. psiquiatr;41(8):417-21, set. 1992. ilus, tab

Comentário: um artigo científico destinado a academia deve utilizar linguagem técnica e direcionada para o público de interesse, profissionais de saúde, que possuem conhecimento condizente para compreensão do assunto.

Nota aos Gestores:

Anvisa mantém registro de sibutramina e cancela anfetamínicos
A Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu, nesta terça-feira (4/10), pela retirada dos medicamentos inibidores de apetite do tipo anfetamínico do mercado e pela manutenção da sibutramina como medicamento para o tratamento da obesidade, com a imposição de novas restrições.
De acordo com a decisão dos diretores, os medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona terão seus registros cancelados, ficando proibida a produção, o comércio, a manipulação e o uso destes produtos. Esses três medicamentos são do grupo denominado inibidores de apetite do tipo anfetamínico.

Fonte: Anvisa

Comentário: o objetivo da nota ao gestor é informar as mudanças ocorridas nas legislações que regem o setor de saúde. Com essas informações o gestor pode planejar suas políticas e mudar aquelas em vigor. Neste caso, o Ministério da Saúde deve mudar o planejamento da compra de medicamentos controlados, já que o mercado tem dois meses pra se adaptar.

Nota à Comunidade:

Justiça mantém decisão que proíbe venda de remédios para emagrecer
O juiz Novély da Silva Reis, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, negou nesta sexta-feira (14) pedido do CFM (Conselho Federal de Medicina) para liberar a venda de remédios para emagrecer, cuja comercialização foi proibida recentemente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A anfepramona, o femproporex e o mazindol são substâncias usadas para auxiliar no tratamento contra a obesidade. O CFM defende o uso dos medicamentos como auxiliares no tratamento de pacientes obesos e pede o fortalecimento de mecanismos de controle de uso com supervisão de médico qualificado.
A decisão da Anvisa proíbe os médicos de prescreverem os remédios com anfetamina na fórmula e determina a suspensão da fabricação da substância no país, além de cancelar os atuais registros. A Anvisa deu dois meses para que farmácias e drogarias retirem os produtos das prateleiras.
Para a agência, não há estudos sobre a eficácia dos anfetamínicos, cujo uso pode trazer mais riscos do que benefícios. Na mesma ocasião, porém, a agência permitiu apenas a permanência da sibutramina no mercado , mas haverá outra avaliação no prazo de um ano.


Comentário: A reportagem escrita para a comunidade deve tratar do assunto de maneira acessível para a compreensão de todas as classes sociais que utilizam o serviço, nesse caso os medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário