segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Crack

O tema foi escolhido devido o seu impacto social, pois, atinge todas as esferas da sociedade, além de ser um tema de saúde pública.
  • Acadêmico
Alterações neuropsicológicas em dependentes de cocaína/crack internados: dados preliminares.

Resumo
Objetivo: Embora o uso de cocaína seja um problema significativo de saúde pública, há uma relativa escassez de dados científicos sobre as conseqüências
neurocognitivas decorrentes da exposição à substância.
Métodos: Esse estudo avaliou a associação entre dependência de cocaína e crack e desempenho cognitivo. Uma ampla bateria de testes neuropsicológicos
foi aplicada a 15 dependentes de cocaína, em abstinência por duas semanas, em tratamento em regime de internação, e em 15 sujeitos controles, não usuários de drogas, pareados por idade, sexo, escolaridade, nível sócio-econômico, lateralidade e QI.
Resultados: Os resultados preliminares mostraram significação estatística (p<0,05) em testes de atenção, fluência verbal, memória visual, memória
verbal, capacidade de aprendizagem e funções executivas.
Conclusão: Esses dados mostram evidências de que o abuso de cocaína está associado a déficits cognitivos, semelhantes aos que ocorrem em transtornos cognitivos, possivelmente relacionados a problemas em regiões cerebrais pré-frontais e temporais. O conhecimento dos danos neuropsicológicos específicos pode ser útil no planejamento de programas de prevenção e tratamento mais efetivo para abuso de cocaína/crack.


Comentário: Primeiramente o fragmento do texto acima está em um artigo científico, ou seja, com uma linguagem técnica e respeitando os critérios metodológicos.
  • População
Ex-usuária conta como se livrou de vício em crack
Aos 28 anos, Ivone Cabral é uma ex-usuária de crack. Ela começou a usar drogas aos 6 anos, depois de fugir do abrigo onde vivia. "Comecei cheirando cola, mas experimentei todas as drogas", conta. Há há nove meses sem fumar, ela desabafa: "o crack, para mim, era como um irmão, um amigo. Quanto mais eu estava triste, mais fumava."
Comentário: Por se tratar de um texto de linguagem informal e possuir relatos de uma ex-usuária.
  • Gestor
Usuários de drogas são assistidos pelo Governo do Estado em Sergipe.
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atua intensamente no combate ao uso de drogas. Problema de saúde pública, o combate às drogas é uma meta da atual gestão. A SES possui uma rede de assistência aos usuários em todo o estado, com cerca de 550 equipes de saúde da família trabalhando no território Sergipano o que segundo o secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, facilita o trabalho de prevenção ao uso de drogas.
Comentário: São medidas estatais usadas para assistir a população usuárias de drogas ilícitas.
Grupo: Anne Karoliny, Hellen, Luana Cunha, Tainara Martins, Thayanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário