terça-feira, 18 de outubro de 2011

TAREFA 1: Especialista em saúde: “Emenda 29 é um engodo”
Editoria de Saúde
O especialista lembra que a reivindicação maior do setor, a vinculação de 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde, foi retirada da emenda e, agora, na opinião dele (Mendes), a melhor solução seria aprovar o projeto de lei do senador Tião Viana (PT-AC) em tramitação no Senado.

- O debate sobre a saúde está mal parado e a população está num beco sem saída – afirma Mendes

Estudos indicam possível prejuízo com Emenda 29
Editoria de Política
“É um absurdo o que vamos fazer. Estamos vendendo a ilusão de que a emenda resolverá tudo, mas não tem dinheiro público novo para a saúde”, analisa o presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, preocupado com o desconhecimento dos prefeitos sobre o teor da proposta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Comentário: A primeira reportagem, que se encontra no editorial de saúde, é abordada por um especialista em saúde, porém com um enfoque político. Já a segunda reportagem, que se encontra  no editorial de política, está retratando bem a situação política.


TAREFA 2:

Sífilis
O que é

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.


COMENTÁRIO: o texto aborda a sífilis com uma linguagem informal, descritiva, explicativa e simples, facilitando a compreensão e entendimento do público alvo, que no caso seria a comunidade.


SUS oferecerá teste rápido para sífilis
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde já capacitou 350 multiplicadores para treinar profissionais de saúde para implantar a testagem rápida. Até o final do ano, 680 técnicos estarão capacitados a orientar os serviços locais sobre como realizar o exame.

“Com a Rede Cegonha, o ministério quer garantir que 100% das gestantes e seus parceiros sexuais, tenham acesso ao exame de sífilis e, quando necessário, ao tratamento”, afirma o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A Rede Cegonha reúne a integração de serviços e medidas para a atenção à gestante e seu bebê, desde o planejamento familiar aos primeiros dias após o parto.


COMENTÁRIO: O processo de capacitação dos profissionais deve estar diretamente ligado a abordagem que será realizada, pois com uma linguagem simples e objetiva o processo de orientação terá maior eficácia.


Sífilis: diagnóstico, tratamento e controle
A sífilis é doença infecto-contagiosa, transmitida pela via sexual e verticalmente durante a gestação. Caracteriza-se por períodos de atividade e latência; pelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que não trataram ou que foram tratados inadequadamente.


COMENTÁRIO: O artigo aborda o conceito da sífilis, as formas de transmissão, as conseqüências fisiológicas e o tratamento de uma forma cientifica e com um linguagem formal.

NOMES:

Andrey Loiola
Mariana Sousa
Ludmila Mello
Vinícius Nogueira
Hudson Xavier
Janette Arnaldo
Ludmila de Souza
Alinne Nunes

Um comentário:

  1. Acabei não inserindo os nomes dos membros do grupo por não me recordar dos nomes de todas as meninas. Pra não haver desigualdades optei por não inserir. Por gentileza peço que @s demais membros do grupo enviem como comentario.

    Hudson.

    ResponderExcluir