quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O que são redes sociais



Por: Brenda Rhanielly e Priscila Medeiros


Seguindo a definição do dicionário web rede significa o conjunto de caminhos, estradas ou canos, que entroncam uns nos outros, ramificando-se; Entrelaçamento de nervos, fibras, etc. Na busca pelo significado de social o encontrado foi algo relativo à sociedade; sociável;que convém à sociedade. 
Link:http://www.dicionarioweb.com.br/rede.html acessado em:15/01/2013 as 20:30

As redes sociais

A história humana é marcada pelo desenvolvimento de duas redes sociais, sendo que a Internet inaugura uma terceira.
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."(DUARTE ET AL,2008)
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."(CAPRA ET AL,2008)
As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Formas de redes sociais
As redes sociais podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:
Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.
Redes profissionais: prática conhecida como networking, tal como o linkedin, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais.
Redes sociais online: podem operar em diferentes níveis, tais como Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo WorldPlatform (normalmente estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas. Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne pública) que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.
Duarte, Fábio e Frei, Klaus. Redes Urbanas. In: Duarte, Fábio; Quandt, Carlos; Souza, Queila. (2008). O Tempo Das Redes, p. 156. Editora Perspectiva S/A. ISBN 978-85-273-0811-3
Capra, Fritjof. Vivendo Redes. In: Duarte, Fábio; Quandt, Carlos; Souza, Queila. (2008). O Tempo Das Redes, pp. 21/23. Editora Perspectiva S/A. ISBN 978-85-273-0811-3

Outra forma de diferenciar os tipos de redes sociais é feita por Nepomuceno, o qual define:

A rede social física (produtiva) formada pela chamada infra-estrutura pela qual circulam mercadorias:  estradas, aeroportos, portos, que aportam aviões, trens, caminhões, onde já passaram cavalos, carruagens, que permitiram – e permitem –  que determinada encomenda seja enviada por um pedido a carta, ou pombo correio, pela Web, celular, etc. Ou seja, por onde as mercadoria tangíveis circulam, comida, roupa, aço, ferro, petróleo. Sempre haverá no mundo mercadorias tangíveis e redes físicas. Ninguém come Bits;
A rede social lógica (cognitiva) é aquela em que trocamos  ideias, mensagens, nos informamos, nos comunicamos  sobre as coisas do mundo e pelo meio da qual se faz encomendam mercadorias, formada antigamente pelo batuque dos tambores, sinais de fumaça, telégrafo, cartas, telefone; e hoje, pelos celulares, sites,  twitters, etc;
A Internet cria uma terceira e nova, a rede social produtiva-cognitiva,que viabiliza a circulação de bens intangíveis, com a venda de produtos e serviços, comprados e consumidos pela rede lógica, tal como filmes, áudios, textos,  tradução, redação, programação, etc.

Os principais exemplos dessas formas de redes são:
A rede social cognitiva “pura” é o Facebook, só comunicação, troca de ideias (apesar de já quererem colocar venda dentro dela);
A cognitiva-produtiva é a Amazon, com a venda de livros para o Kindle, que produz e vende livros digitais pela rede, unindo ao mesmo tempo a rede de cognição, produção e distribuição;
E a rede social produtiva podemos falar:
Na pré venda do Fiat Mio da Fiat, na qual o usuário co-cria um novo carro;
Na venda, a Dell, que estimula  o usuário escolher seu computador personalizado;
E na pós-venda, o chip da Nike que acompanha o usuário na corrida, dando informações ao fabricante do uso na prática do produto ou cria uma canal para valer entre a reclamação e a mudança de processos, produtos e serviços.



 Link:http://comunicadores.info/wp-content/uploads/2010/11/historia_das_midias_sociais_.jpg
Acessado em:15/01/2013 ás 21:00.






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