quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Definição do Twitter

Por: Alessandra Freire M. Valadares e Raquel Pereira de Souza.


O Twitter foi fundado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, como um projeto paralelo da Odeo (empresa de podcasting), que trabalhavam anteriormente na Google. A ideia surgiu de Dorsey durante uma reunião de discussão de ideias em que ele falava sobre um serviço de troca de status, como um SMS.                                        

Tinha como conceito exatamente o envio de mensagens curtas através do celular, em que você receberia um twich (vibração, em tradução livre) no seu bolso quando um update era enviado. Depois o termo mudou para twitter, que significa “uma pequena explosão de informações inconsequentes” e “pios de pássaros”.

A explosão do Twitter aconteceu em um festival de música e filmes para novos talentos, que trouxe a tecnologia como foco através de conferências interativas. O festival atraiu muitos criadores e empresários do ramo tecnológico para mostrar suas ideias. A ideia era que os usuários ficassem ligados no que acontecia durante o evento em tempo real, através da troca de mensagens curtas. A limitação de 140 caracteres se dá exatamente pelo conceito inicial da ferramenta: mensagens SMS. 

De acordo com o Semiocast, o Brasil é o segundo país em números de usuários do microblog. Outra pesquisa realizada pela agência Bullet, a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00. Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h semanais conectados à Internet. Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog; conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs. Na pesquisa, foram consultados 3268 brasileiros por meio do site da Bullet e o Migre.me, no período de 27 a 29 de abril de 2009. 

O twitter oficial do Ministério da Saúde @minsaude tem 173633 seguidores, segue 294 usuarios e tem mais de 86 mil postagens, com mais de 3 anos de existência. O objetivo do perfil é promover relacionamento com os usuários, atendimento e divulgação de campanhas. 

http://www.tecmundo.com.br/rede-social/3667-a-historia-do-twitter.htm

http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/07/31/twitter-passa-dos-500-milhoes-de-usuarios-mas-numeros-mostram-queda-de-microblog-no-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário