Por: Bárbara Elís de Araujo e Rodrigo Silvério
O
Facebook é um site e serviço de rede social que foi criado em fevereiro de 2004
por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, alunos
de Harvard. Após o lançamento do filme
“A Rede Social” (The Social
Network), a trajetória do website tornou-se popular. A ideia
inicial era criar um ambiente online que possibilitasse a interação entre os
alunos da universidade, sendo que no início era restrito apenas aos alunos da
universidade, porém o número de acessos foi crescendo, jovens ligados a
universidades americanas eram convidados a montar seu perfil na rede, e em
menos de 1 ano já tinham 1 milhão de usuários ativos no facebook. Em setembro
de 2006 o facebook foi aberto a quem quisesse se registrar e tornou-se uma
grande empresa, atualmente sediada em Palo Alto, na Califórnia.
Dados
mostram que o Facebook ganha oito novos membros a cada segundo, e estima-se que
em 2013 tenham mais de 1 bilhão de pessoas conectadas ao weblog. Em 2012 só no
Brasil já haviam 61 milhões de pessoas utilizando o serviço, deixando para trás
o orkut, que há poucos anos era a rede mais popular no país. Um outro dado
curioso é que o Facebook é a rede que mais abriga fotos, tendo em 2011
alcançado 55 bilhões de fotos - 10 vezes mais que o Flickr, que tem como único
objetivo absorver fotos, o próprio Facebook diz que há uma média de 110 fotos postadas por pessoa. A rede possui
60 mil servidores, o que necessita de um investimento de 100 milhões de dólares
por ano.
O Facebook
teve um brasileiro como cofundador, Eduardo Saverin, que teria sido enganado
por Zuckenberg e por isso acionado-o judicialmente. Com ganho de causa, hoje
Saverin é dono de 5% do site, o que o faz figurar entre os homens mais ricos do Brasil. O Facebook não
fatura tanto quanto se acha, são cerca de 473 milhões de dólares por ano, o que
é considerado pouco para uma empresa que vale mais de 50 bilhões de dólaras. A
Amazon que vale o mesmo preço do facebook faturou no último ano 900 milhões de
dólares.
Um estudo
feito pelas Universidades Columbia e Pitsburgo concluiu que o uso do Facebook
deixa as pessoas gordas e pobres. Dois professores de marketing convidaram 541
pessoas para alguns testes – uma parte delas acessava o Facebook e outras não.
Na sequência, eles tinham de escolher entre comer um biscoito de chocolate ou
uma barra de cereal, o pessoal do Facebook preferia os doces, e eles também se
mostravam mais propensos a seguir impulsos consumistas e torrar o dinheiro com
uma compra qualquer. Além disso, os fãs de redes sociais desistiam mais rápido
na hora de encontrar respostas para problemas de matemática. Isso só acontece
porque quando você tem boas interações com seus amigos pelo Facebook, você fica
mais feliz. “Quando as pessoas usam o Facebook elas ficam mais felizes com elas
mesmas”, explica Andrew Stephen, co-autor do estudo. “E pessoas que se sentem
bem tendem a se controlar menos. Eles se dão permissão para extrapolar em
algumas coisas”, conclui. Os pesquisadores também perguntaram aos participantes
sobre o tempo que passam online, os mais cheinhos sempre gastavam mais tempo,
todos os dias, com o Facebook. Ou seja, meus amigos, fechem aquela aba ali do
Facebook e vão aproveitar o dia lá fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário