quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FACEBOOK


Por: Bárbara Elís de Araujo e Rodrigo Silvério 


          O Facebook é um site e serviço de rede social que foi criado em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, alunos de Harvard.  Após o lançamento do filme “A Rede Social” (The Social Network), a trajetória do website tornou-se popular. A ideia inicial era criar um ambiente online que possibilitasse a interação entre os alunos da universidade, sendo que no início era restrito apenas aos alunos da universidade, porém o número de acessos foi crescendo, jovens ligados a universidades americanas eram convidados a montar seu perfil na rede, e em menos de 1 ano já tinham 1 milhão de usuários ativos no facebook. Em setembro de 2006 o facebook foi aberto a quem quisesse se registrar e tornou-se uma grande empresa, atualmente sediada em Palo Alto, na Califórnia.

            Dados mostram que o Facebook ganha oito novos membros a cada segundo, e estima-se que em 2013 tenham mais de 1 bilhão de pessoas conectadas ao weblog. Em 2012 só no Brasil já haviam 61 milhões de pessoas utilizando o serviço, deixando para trás o orkut, que há poucos anos era a rede mais popular no país. Um outro dado curioso é que o Facebook é a rede que mais abriga fotos, tendo em 2011 alcançado 55 bilhões de fotos - 10 vezes mais que o Flickr, que tem como único objetivo absorver fotos, o próprio Facebook diz que há uma média de  110 fotos postadas por pessoa. A rede possui 60 mil servidores, o que necessita de um investimento de 100 milhões de dólares por ano.
            O Facebook teve um brasileiro como cofundador, Eduardo Saverin, que teria sido enganado por Zuckenberg e por isso acionado-o judicialmente. Com ganho de causa, hoje Saverin é dono de 5% do site, o que o faz figurar entre os  homens mais ricos do Brasil. O Facebook não fatura tanto quanto se acha, são cerca de 473 milhões de dólares por ano, o que é considerado pouco para uma empresa que vale mais de 50 bilhões de dólaras. A Amazon que vale o mesmo preço do facebook faturou no último ano 900 milhões de dólares.
            Um estudo feito pelas Universidades Columbia e Pitsburgo concluiu que o uso do Facebook deixa as pessoas gordas e pobres. Dois professores de marketing convidaram 541 pessoas para alguns testes – uma parte delas acessava o Facebook e outras não. Na sequência, eles tinham de escolher entre comer um biscoito de chocolate ou uma barra de cereal, o pessoal do Facebook preferia os doces, e eles também se mostravam mais propensos a seguir impulsos consumistas e torrar o dinheiro com uma compra qualquer. Além disso, os fãs de redes sociais desistiam mais rápido na hora de encontrar respostas para problemas de matemática. Isso só acontece porque quando você tem boas interações com seus amigos pelo Facebook, você fica mais feliz. “Quando as pessoas usam o Facebook elas ficam mais felizes com elas mesmas”, explica Andrew Stephen, co-autor do estudo. “E pessoas que se sentem bem tendem a se controlar menos. Eles se dão permissão para extrapolar em algumas coisas”, conclui. Os pesquisadores também perguntaram aos participantes sobre o tempo que passam online, os mais cheinhos sempre gastavam mais tempo, todos os dias, com o Facebook. Ou seja, meus amigos, fechem aquela aba ali do Facebook e vão aproveitar o dia lá fora.

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