terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O que é um BLOG?


Por Andrey Loiola, Dyego Ramos e Hudson


Um Blog é um espaço na web cuja estrutura permite, duma forma simples e direta, o registro cronológico, frequente e imediato das suas opiniões, emoções, imagens, fatos, ou qualquer outro tipo de conteúdo à sua escolha.
            Este espaço pode servir vários objetivos – pode ser usado como um diário pessoal online, ou para promover a comunicação entre pessoas com interesses comuns; registrar o desenvolvimento de determinado processo, ou fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio.
            Existem maneiras de automatizar e acelerar consideravelmente o processo de publicação em blogs através dos receptores, que sem necessidade de criar códigos ou de se preocupar em instalar softwares de servidor ou scripts, mantém total controle sobre a aparência e o local do blog. Entre os mais conhecidos estão o blogspot, wordspress e o blogger, ambos são ferramentas para auxiliar na criação e atualização do seu blog.
            O campo da saúde é um dos campos que requer uma grande quantidade de informações, que podem contribuir na relação paciente-médico e até entre os profissionais da saúde, tanto para informar como para gerar novos conteúdos e inovações.
Exemplos de Blog que retratam a Saúde: Blog Humaniza SUS, que foi criado no intuito de criar um canal de conexão e colaboração em torno da Gestão e Atenção do SUS. A própria rede define que "A grande aposta é que essa experiência colaborativa aumente nossa potência coletiva para o enfrentamento dos grandes e complexos desafios da humanização no SUS". Certamente esse objetivo já está sendo atingido, pelas participações, postagens constantes, eventos cadastrados na agenda, fotos e vídeos disponibilizados.
Blog Saúde Brasil; O Blog Saúde com Dilma teve início no final de 2010, após a vitória de Dilma Roussef nas eleições presidenciais. Foi formado por iniciativa de vários militantes da saúde que, de alguma forma, pretendiam influenciar na escolha da presidenta eleita em relação a quem ocuparia o cargo de Ministro da Saúde.

Blog Albino Incoerente: Voltado para à comunidade albina e para aqueles que desejam conhecer sobre o tema, criado por Roberto Bíscaro, o blog tem a intenção de abordar questões e anseios inerentes ao mundo albino, saúde, trabalho, preconceito etc.
Com as informações acima citadas, é possível afirmar a importância e a facilidade da comunicação pelos weblog’s, que funciona como um meio de comunicação em massa influente em relação as exposições de opiniões e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário