terça-feira, 18 de junho de 2013

Inclusão Digital e Desafios para os Próximos Anos

Por Alynne VicentinaFernanda CampeloLeonan Alves

Inclusão Digital pode ser considerada a democratização das tecnologias. Tem como objetivo promover o uso da internet e outras tecnologias da informação tendo como base três eixos de atuação: a ampliação da disponibilidade de acesso às TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), incentivo ao desenvolvimento e à disponibilização de conteúdos que atendam aos requisitos de acessibilidade.
No Brasil existe a Secretaria de Inclusão Digital – SID, que tem como principal atribuição a formulação, execução e articulação de políticas públicas relativas à inclusão digital. Fazem parte desta Secretaria alguns programas que articulam políticas da área de Comunicação, são eles: as Cidades Digitais, os Telecentros, Programa Juventude Rural e as Redes Digitais da Cidadania.
Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à Internet, disponíveis para diversos usos. O acesso é livre, com assistência de monitores. Os telecentros oferecem cursos e atividades de promoção do desenvolvimento local e servem aos moradores das comunidades onde se encontram como um espaço de integração, de cultura e lazer. No Brasil, os Telecentros exercem função fundamental nos municípios mais isolados e com pouca infraestrutura de telecomunicações, colaborando com a democratização digital.
O Programa Inclusão Digital para a Juventude Rural visa a inclusão da comunidade rural com os objetivos de formar e capacitar a juventude rural no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs); ampliar o acesso aos serviços públicos e às ações de cidadania nas áreas rurais e remotas e estimular a atuação pautada na cidadania e na função social da educação superior.
A Cidade Digital é outro projeto do Governo Federal que visa a inclusão às tecnologias, este projeto possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos além da implantação de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo. As cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos.

Apesar dos grandes avanços relacionados ao acesso da informação, ainda existem muitos desafios a serem superados para que a tecnologia seja uma realidade para todos. Como estratégias adotadas tem-se o Ponto de Acesso Livre à Internet, que possibilita a comunidade a navegar gratuitamente pela internet, por meio de equipamentos que tenham recurso Wi-Fi e o acesso a internet nas escolas com o programa InfoEscola.


Referência:
Ministério das Comunicações. Inclusão Digital.
Acesso em: 18 de junho de 2013, às 19:30 horas.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. AnaLuiza, Marcelo, Marcos

    As atividades em saúde encontradas no orkut são divulgadas por meio de comunidades que possuem temas relacionados a saúde, dentro dessas são encontrados: fórum com o compartilhamento e debate de informações, enquetes para obter informações da opinião do internauta e membros da comunidade.
    No orkut possui comunidades de órgãos públicos como por exemplo paginas do Ministério da Saúde e relacionadas como a humanização da saúde que tem por objetivo incentivar os profissionais de saúde a se aterem a saúde mental do indivíduo, criada em 24/07/2004, possui 83500 membros, inserida na categoria: Saúde, Bem-estar e Fitness.
    Existem comunidades em saúde no orkut voltadas para diversos públicos, como por exemplo a comunidade A Boca Mágica, a qual é derivada de um livro infantil de mesmo nome, a pagina se refere a saúde bucal, voltada para crianças, professores da educação infantil e dentistas. Voltada, nesta contem vídeos informativos, foi criada em 04/08/2010.
    São encontradas paginas relacionadas aos Profissionais de Saúde que se destina à profissionais que atuam de forma interdisciplinar ou multidisciplinar com dificuldades de qualquer processo que comprometa o bem estar de um indivíduo. Criada em 20/07/2004 com 15.591 membros .
    Há também uma comunidade intitulada Atividade Física & Saúde, criada em 07 de janeiro de 2005, com idioma em português, categoria saúde, bem-estar e fitness, sendo do tipo moderada e visibilidade pública, possuindo 25.098 membros. Criada com o objetivo de discutir assuntos relacionados à Avaliação Física, Personal Training, Musculação, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo, dentre outros assuntos relacionados a temática. Uma página onde profissionais e/ou interessados podem postar discussões e sanar dúvidas. Especifica que a área de eventos só aceita postagens relacionadas ao tema (saúde) e como forma de evitar spam, torna-se necessária a inscrição na comunidade para efetuar postagens.
    A comunidade Luta pela vida-Câncer de Mama, foi criada em 24 de julho de 2005, com idioma em português, categoria também de Saúde, bem-estar e Fitness, sendo do tipo e visibilidade pública, com 3.588 membros. Foi criada com intuito de encorajar, apoiar e dividir experiências quanto ao câncer de mama, estimulando a autoconfiança na trajetória da luta contra a doença. Relata que a medicina está progredindo em direção a cura e afirma que o diagnóstico precoce é ideal para o sucesso no tratamento. Aponta também várias falas de estímulo que conduza à prevenção e detecção. Existem várias páginas no Orkut com descrição da temática saúde, propiciando aos internautas a busca de conhecimento pelo uso das tecnologias digitais.

    ResponderExcluir