terça-feira, 18 de junho de 2013

Diferença entre redes e comunidades sociais

Por: Juliana Menezes e Rafaela Vilasboa

Os primeiros relatos de serviços que possuem características de sociabilizar dados surgem no ano de 1969, com o desenvolvimento da tecnologia dial-up e o lançamento do CompuServe — um serviço comercial de conexão à internet em nível internacional muito propagado nos EUA.
Outro passo importante nessa evolução foi o envio do primeiro email em 1971, sendo seguido sete anos mais tarde pela criação do Bulletin Board System (BBS), um sistema criado por dois entusiastas de Chicago para convidar seus amigos para eventos e realizar anúncios pessoais. Essa tecnologia usava linhas telefônicas e um modem para transmitir os dados.
Contudo, o fato mais marcante desse período foi quando a America Online (AOL), em 1985, passou a fornecer ferramentas para que as pessoas criassem perfis virtuais nos quais podiam descrever a si mesmas e criar comunidades para troca de informações e discussões sobre os mais variados assuntos. Anos mais tarde (mais precisamente 1997), a empresa implementou um sistema de mensagens instantâneas, o pioneiro entre os chats e a inspiração dos “menssengers” que utilizamos agora.
Sendo assim, as Redes Sociais Virtuais são grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, vídeos, etc.).
Já as comunidades virtuais permitem a formação de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorização, e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados (comunidades, fóruns, twitter, sites de relacionamento).
As origens das comunidades virtuais estão muito próximas dos movimentos contraculturais e dos modos de vida alternativos que surgiram a partir de 1960. (Castells, 2004, p. 74). De acordo com Arce e Pérez (2001, p. 219), as primeiras comunidades virtuais se centravam principalmente num incipiente comércio de produtos diversos por meio da Internet, ou ainda em locais onde as pessoas podiam “construir” página pessoais gratuitamente.
Desta forma, entre as ferramentas disponíveis na Internet para interação por meio de troca de informações, têm se propagado as comunidades virtuais, que são comunidades que estabelecem relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.
Como exemplo, podemos listar o Orkut, o qual já foi uma mais difundidas comunidades virtuais da Internet, foi lançado no inicio de 2004 e logo adquiriu popularidade. Reúne milhões de pessoas de diferentes partes do mundo e proporciona ambientes de discussão (fóruns) sobre os mais variados assuntos, de acordo com as preferências do usuário.
Um dos principais fatores que potencializam a criação de comunidades virtuais é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.



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