terça-feira, 18 de junho de 2013


Definição do que é o Orkut


Orkut é um site de relacionamento filiada ao Google que tem como objetivo ajudar as pessoas a conhecerem e manterem contato com seus amigos. Foi criado no anos de 2004, pelo programador Orkut Büyükkökten, que deu o seu nome ao site. De principio foi jogado um protótipo para testar a adesão da ideia e logo virou uma mania mundial. A maioria dos seus usuários são brasileiros e indianos, mesmo sendo originalmente criado para ter como alvo principal os Estados Unidos da América. O site tem várias ferramentas, ao se cadastrar no Orkut você responde uma formulário em três fases: social, profissional e pessoal. É necessário ser maior de 18 anos. Logo após é possível montar o seu perfil (profile), que pode ser visualizado por qualquer usuário ou somente amigos, desde que você você configure na ferramenta de gerenciamento do site. Poderá também colocar uma foto no perfil que aparecerá ao enviar a solicitação de amizade para outros usuários ou para facilitar a busca dos seus amigos a sua página. É possível publicar fotos, vídeos e feeds ao seu perfil, além de enviar mensagens (scraps) para os seus amigos. Há também a possibilidade de escrever mensagens no perfil dos usuários, como um depoimento, que passará pola avaliação do dono do perfil, sem contar que poderá enviar uma cantada, enviar mensagem particular, ignora-lo ou até mesmo denunciá-lo ao Orkut para que seu perfil seja investigado.
Uma das ferramentas mais interessantes do Orkut é a criação e participação em comunidades. Essas comunidades podem ser definidos como um espaço reservado para pessoas que tenham um tema em comum. Nessas comunidades á possível colocar eventos com data de acontecimento, informações sobre o tema, tópicos no fórum,enquetes com gráficos de votação e também se pode enviar mensagens para todos os outros participantes da comunidade.
Nos últimos anos o orkut teve uma crescente queda no número de usuários (número não divulgado pelo Google), mas segundo alguns pesquisadores da web, ao que tudo indica, o Orkut continua sendo um serviço rentável para a empresa e muito acessado no Brasil. O Google Brasil afirmou que, “para o Google, o Orkut continua sendo relevante para milhões de brasileiros” e que, por este motivo, “a empresa continua investindo no produto”. Enfim, depois da explosão de sucesso do Orkut, novas redes, como o Facebook e o Twitter, chegaram para dominar os usuários brasileiros.

Raianne Leal Meneses
Thayna Cristine Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário