Definição
de “Facebook”
Alunos:
Matheus
Fernandes Santos Costa – 12/0058821
Michelle
Machado Villas Bôas – 09/0126467
Brasília,
18 de junho de 2013
UnB
– Darcy Ribeiro
Definição:
Facebook
é uma rede social lançado em 4 de fevereiro de 2004. O facebook foi
fundado por Mark Zuckerberg, estudante da Universidade Harvard.
Inicialmente, a adesão ao facebook era restrita apenas para
estudantes da Universidade Harvard, se difundindo a muitas
universidades individuais.
O
facebook é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de
publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados. Os usuários
criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais,
trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de
grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é
restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados, ou
pode ser livre para qualquer um.
O
facebook possui várias ferramentas, como o mural, que é um espaço
na página de perfil do usuário que permite aos amigos postar
mensagens para ele ver. Ele é visível para qualquer pessoa com
permissão para ver o perfil completo, e posts diferentes no mural
aparecem separados no "Feed de Notícias".
O
face como é mais conhecido, possui também aplicativos, com os mais
diversos assuntos, e eventos, onde a pessoa pode convidar todos seus
amigos para um determinado evento. Existem também o facebook
especial para telefones celulares e smartphones, que facilitam a
visualização e acessibilidade do usuários.
Em
2010 foi criado o filme The Social Network (A Rede
Social) onde conta toda a historia de como foi a criação do
Facebook, mostrando também o seu projeto e as controversas gerando
processos legais. O interessante do filme é a mostra de detalhes
mostrando até que o Facebook que usamos hoje com tanta frequência
possuía o nome de “Thefacebook”.
Hoje
já utilizamos até como ferramentas de divulgação de protestos e
revoltas, e podemos divulgar nossa ideias de uma maneira onde não
exista retalhações ou algo do tipo, Facebook simplesmente faz parte
da vida das pessoas principalmente da juventude mundial. O
website é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de
publicidade,
incluindo banners,
destaques patrocinados no feed
de
notícias12
e
grupos patrocinados (cujas cotas seriam de mais de 1,5 milhão de
dólares por semana em abril de 2006,
segundo rumores).
Usuários
criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais,
trocando mensagens
privadas
e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A
visualização de dados detalhados dos membros é restrita para
membros de uma mesma rede ou amigos confirmados. De acordo com o
TechCrunch,
85% dos membros dos colégios suportados têm um perfil cadastrado no
website e, dentre eles, 60% fazem login
diariamente
no sistema, 85% o faz pelo menos uma vez por semana e 93% o faz pelo
menos uma vez por mês. De acordo com Chris Hughes, porta-voz do
Facebook, as pessoas gastam em média 19 minutos por dia no Facebook.
Em um estudo conduzido em 2006
pela
Student
Monitor,
uma empresa especializada em pesquisas de mercado relacionadas a
estudantes universitários de Nova
Jérsei,
Facebook
foi
o segundo nome mais "in"
entre os estudantes, empatado com cerveja
e
sexo
e
perdendo apenas para iPod.
Nenhum comentário:
Postar um comentário