terça-feira, 18 de junho de 2013

O que são blogs e sua abrangência na saúde

São uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet e ela é administrada por uma pessoa que chamamos de blogueira, o blog possui uma característica que é a frequência de atualização em que só o usuário da conta pode fazer essa atualização. A popularização dessa ferramenta foi tão grande que até empresas passaram a utilizá-la como ferramenta de comunicação. A maioria das empresas, mesmo as que não atuam diretamente na internet já mantém blogs para se comunicar com funcionários e clientes.
O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, notícias até assuntos relacionadas a Educação. É um laboratório de escrita criativa e colaborativa on-line cujo objetivo principal é oferecer a comunidade de leitores e escritores trocar experiências e saberes através da interação dos diversos participantes.
A Página Inicial Blogs é o ponto de entrada para a criação e participação nos blogs. Na página inicial, é possível procurar por blogs, ler entradas recentes, ver o que os outros estão visualizando ou recomendando e, até mesmo, iniciar seu próprio blog. É possível customizar a maneira como as informações são apresentadas, classificando a exibição na página inicial. Por exemplo, você pode classificar a lista de blogs ou a lista de entradas de blog por data, título, mais recomendado, mais comentado ou mais visitado. Um blog pode ter um único autor ou permitir vários contribuidores. Possibilitando outros a fornecer comentários de feedback sobre sua postagem. Os blogs fornecem as ferramentas para coletar e compartilhar informações.
Na saúde, os blogs além de ter cunho informativo, permite a interação entre o usuário e o blogueiro, que pode ser o Ministério da Saúde, por exemplo. A linguagem utilizada nos blogs, é de fácil compreensão, pois a busca deve ser acessível para todas as classes sócias e idades.
Os blogs divulgam campanhas para incentivar a vacinação de crianças e idosos ( população mais suscetível à doenças), incentivam o uso do preservativo para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, a importância do aleitamento materno até os seis meses de idade, estimulam jovens a doarem sangue, entre outros. Além de divulgar campanhas para prevenção e promoção da saúde, divulga também informações sobre da tecnologia na saúde, divulga congressos científicos, capacitação de profissionais, informações sobre recursos e novidades na área da saúde.
Dessa forma, os blogs na área da saúde, atinge uma determinada população, que adquire informações referentes a área da saúde, divulgando para as demais pessoas que não tem acesso as novidades, conhecimento e informações, gerando um ciclo que, consequentemente promove a saúde.


Autoras: Ana Beatriz Lima
Lorrayne Araujo

Tâmela Beatriz B. Matinada

Nenhum comentário:

Postar um comentário