terça-feira, 15 de outubro de 2013

A importância dos sistemas de informação para a tomada de decisão na gestão da atenção básica.


Paulo Henrique de Melo
Raelma Paz Silva
Vitor Atila do Prado Mendes
Weverton Vieira da Silva Rosa 

Os sistemas de informação (SIS) estão integrados quase que completamente ao SUS, trazendo inovações como sistemas de transmissão de dados de saúde, consultas e diagnósticos online, prontuários eletrônicos. Para o governo esses sistemas trazem agilidade nas análises de saúde – doença de uma população, assim facilitando o planejamento estratégico e a tomada de ações se necessário.

Desde o princípio a atenção básica ficou distante de uma modernização em termos tecnológicos, somente ha pouco tempo se teve uma revolução na atenção básica de saúde brasileira, unidades básicas preparadas com equipamentos e estrutura para melhor atender a população. Uma criação que inovou para a coleta analise e auxilio no planejamento na área da saúde foi o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) esse sistema que foi criado pelo DATASUS, do Ministério da Saúde, serve para ajudar o Programa de Agentes Comunitários em Saúde (PACs) onde todas as fichas de informações de saúde estão inclusas no software que funciona o SIAB. Os profissionais do PSF podem coletar informações da população e depois com a ajuda de um técnico, inseri- las no sistema, onde serão processadas, analisadas e servirão de base para que o gestor da região possa tomar suas decisões de forma clara e segura.

Os sistemas de informação propiciaram ao gestor uma melhor escolha de suas ações, visto que ele não usaria de sua própria visão para planejar intervenções em saúde em áreas que provavelmente não necessitaria, evitando gastos desnecessários de recursos financeiros escassos e recursos humanos. As tecnologias da informação e comunicação estão se inserindo no sistema de saúde pouco a pouco, como o uso de telas de televisão contendo informações sobre saúde, posicionados de forma estratégica em salas de espera e nos corredores dos centros de saúde e hospitais, assim comunicando saúde de forma diferente.

Ao gestor, a sua tomada de decisão se torna mais fácil com o auxilio de vários sistemas de informação que foram criados ao longo do tempo, o SINAN ( Sistema de Informação de Agravos e Notificação) o SIM ( Sistema Informação de Mortalidade) e o SINASC ( Sistema de Informação de Nascidos Vivos) ele pode observar os dados nesses sistemas e a partir deles, traçar metas de planejamento para sua gestão, tentando mudar realidades, como mortalidade materna alta.

Portanto, é de extrema importância que o uso de tecnologias da informação e comunicação em saúde sejam integradas ao cotidiano da atenção básica, uma vez que é por ela que os usuários entram no serviço de saúde, buscando melhora do seu bem estar, a atenção básica bem planejada e auxiliada por sistemas de informação inteligentes a torna mais efetiva ações de promoção e educação a população atendida.

Referência:

Silva, Anderson S; Laprega, Milton Roberto; Avaliação crítica do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e de sua implantação na região de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.


Bittar, Telmo Oliveira e et al. O Sistema de Informação da Atenção Básica como ferramenta da  gestão em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário