terça-feira, 15 de outubro de 2013

Qual a importância das TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação) 


em saúde?




Autores: Letícia Arraes, Lilianny Araújo, Mayara Barreira e Thaís Rocha.









Uma das principais preocupações do setor da saúde no Brasil, no atual contexto, é a sustentabilidade e falta de integração entre os setores do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto prestação pública de saúde. Dado o problema, consideramos que os sistemas de informação são cruciais, mas é essencial que primeiro seja feita uma estratégia nacional e institucional, ou seja, é necessário alinhar as TIC com os objetivos dessas estratégias e reunir as competências adequadas para levar a um bom processo e para que tenha uma informatização efetivada saúde.

A Constituição Federal de 1988 garante ao cidadão brasileiro o direito à informação. Informação é um conjunto de dados que compõem uma ideia, uma mensagem. As tecnologias são importantes ferramentas para o cumprimento e composição da informação.
Tecnologias em saúde é conceituada por Pane-Rai em 1989 como todas as formas de conhecimento que podem ser aplicadas para a solução ou a redução dos problemas de saúde individual ou coletivo. BRASIL 2009.

As tecnologias em saúde passam por avaliação e monitoramento realizados por órgãos e entidades da administração direta e indireta respeitando os limiares de descentralização previstos na Lei Orgânica da Saúde, 8.080/90, e desconcentração das atividades tendo como foco norteador a ética e seus impactos, a efetividade, os possíveis riscos, a segurança e os custos que essa tecnologia acarretará.

O intuito de um sistema de tecnologia de informação e de comunicação é dar informação e produzir conhecimento. Qualquer sistema cujo fim seja apenas a introdução de dados e visualização de histórico de um evento em particular, é inválido. A contenção de custos, a melhoria e eficácia da qualidade dos serviços se dão pelo acesso ao conhecimento e pelo cruzamento de dados e para que isso aconteça é necessário que exista a troca de informações entre os equipamentos, permitindo que toda a informação circule pelo sistema de saúde.

Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. No Ministério da Saúde, a ATS é uma das atribuições da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, através da atuação do Departamento de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de institucionalizar a ATS no SUS. Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais e educacionais de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.

Como exemplo, podemos citar a tecnologia na Medicina que com o passar dos anos se torna mais essencial para vida da população. Foi detectada uma doença no coração de um feto com 33 semanas, e graças a essas tecnologias foi possível operar esse feto dentro da barriga da mãe, aplicando-lhe a anestesia pelo cordão umbilical. Os médicos introduziram uma agulha através do abdômen da mãe e chegaram até o ponto da atrofia. A cirurgia foi feita para garantir que o bebê aguentasse bem as primeiras horas de vida longe do útero materno. Júlia nasceu com 3,60 kg e o pulmão está a trabalhar perfeitamente. Esta foi à primeira cirurgia pré-natal e com a ajuda das novas tecnologias da saúde, foi um sucesso.

Com isso, conclui-se a ideia de que as tecnologias e as informações no âmbito da saúde são fundamentais para um o crescimento e um bom atendimento do sistema, fazendo com que as metas e objetivos sejam atingidos de forma rápida e prática, precisando assim de uma ligação, o que não é menos importante, entres os diversos setores do nosso Sistema de Saúde.


Referências:

< http://www.scielo.br/pdf/rsp/v40n4/29.pdf > Acessado em: 13/10/2013

Constituição Federal de 1988 – Lei 8.080/90.

Avaliação de Tecnologias em Saúde – Ferramentas para Gestão do SUS, Ministério da Saúde, 2009.

Dicionário Aurélio


Nenhum comentário:

Postar um comentário