Diferença
entre redes sociais e mídias sociais
Autores:
Alessandra de Pádua Boato, Gertrudes Meireles e Hélcio Carlos
Por
mais que o olho no olho ainda seja valorizado em uma entrevista de
emprego, as redes sociais estão cada vez mais sendo utilizadas na
busca do candidato adequado aos padrões da empresa. Mas, o que são
redes sociais? Das diversas definições pode ser destacado o fato de
serem conjuntos de contatos que ligam vários atores. As redes
sociais, segundo Marteleto (2001, p.72), representam “[...] um
conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em
torno de valores e interesses compartilhados”. Os contatos podem
ser de diferentes tipos: formal ou informal, forte ou fraco
(Grannovetter, 1973), frequente ou raro, altamente emocional ou
puramente utilitário. Analistas de redes empregam o termo "conteúdo
transacional" (transactional
content)
para identificar o tipo de intercâmbio social que ocorre entre
atores numa rede. Algumas categorias comuns são: expressão de
afeto, troca de informação, influência, ou recursos materiais.
(Reed, 1984).
O
conceito de mídias
sociais
precede a Internet
e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse
utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma
descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos.
Significa a produção de muitos para muitos. Mídias sociais se
referem aos meios de interação entre pessoas pelos quais elas
criam, compartilham, trocam e comentam conteúdos em comunidades e
redes virtuais. De acordo com Kietzmann et al, mídias sociais
empregam tecnologias móveis e de Internet para criar plataformas
altamente interativas por meio das quais indivíduos e comunidades
compartilham, co-criam, discutem e modificam conteúdos gerados por
usuários.
Mídias sociais introduzem mudanças substanciais e permanentes na
forma como organizações, comunidades e indivíduos se comunicam. As
"ferramentas de mídias sociais" são sistemas online
projetados para permitir a interação social a partir do
compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais
diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos
por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção
e distribuição ao longo do tempo -
antes esta atividade se restringia a grandes grupos econômicos. As
mídias sociais têm várias características que as diferem
fundamentalmente das mídias tradicionais, como jornais, televisão,
livros ou rádio.
EXEMPLOS
DE REDES SOCIAIS
Redes
comunitárias:
estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de
reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do
local ou prover outros benefícios.
Facebook
é
um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro
de 2004, e ja ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos.
LinkedIn
é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em 5
de Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é
principalmente utilizada por profissionais.
Twitter
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo
real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham
assinado para recebê-las.
MySpace
é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação
online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de
usuário. Foi criada em 2003. Inclui um sistema interno de e-mail,
fóruns e grupos.
Google+
(às vezes abreviado G+,
pronunciado Google Plus)
é uma rede social mantida pelo Google Inc. O serviço foi lançado
em 28 de junho de 2011, em uma fase de testes por convite
EXEMPLOS DE MIDIAS
SOCIAIS
Blogs:
Os
blogs são o exemplo mais comum de mídias sociais de
compartilhamento de conteúdo em forma de texto, sendo que qualquer
pessoa ou empresa pode criar o seu e começar a publicar conteúdo.
Youtube:
Maior site de compartilhamento de vídeos do mundo e, atualmente, o
segundo maior site de buscas do Brasil.
SlideShare:
Site de compartilhamento de apresentações.
Vimeo:
Site de compartilhamento de vídeos, que vem crescendo muito desde o
último ano.
Referência:
Grannovetter,
Mark. The strength of weak ties. American
Journal of Sociology, 78:1
360-80, 1973.
Reed, N. O uso da análise de redes sociais no estudo das estruturas organizacionais. Rev. adm. empres. Vol.24,no.4,São Paulo,Oct./Dec.1984. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901984000400025.
Tomaél,
Maria I. Et all. Das redes sociais à inovação. Brasília, v. 34,
n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.
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