terça-feira, 15 de outubro de 2013

Diferença entre redes sociais e mídias sociais
Autores: Alessandra de Pádua Boato, Gertrudes Meireles e Hélcio Carlos


Por mais que o olho no olho ainda seja valorizado em uma entrevista de emprego, as redes sociais estão cada vez mais sendo utilizadas na busca do candidato adequado aos padrões da empresa. Mas, o que são redes sociais? Das diversas definições pode ser destacado o fato de serem conjuntos de contatos que ligam vários atores. As redes sociais, segundo Marteleto (2001, p.72), representam “[...] um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”. Os contatos podem ser de diferentes tipos: formal ou informal, forte ou fraco (Grannovetter, 1973), frequente ou raro, altamente emocional ou puramente utilitário. Analistas de redes empregam o termo "conteúdo transacional" (transactional content) para identificar o tipo de intercâmbio social que ocorre entre atores numa rede. Algumas categorias comuns são: expressão de afeto, troca de informação, influência, ou recursos materiais. (Reed, 1984).
O conceito de mídias sociais precede a Internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. Significa a produção de muitos para muitos. Mídias sociais se referem aos meios de interação entre pessoas pelos quais elas criam, compartilham, trocam e comentam conteúdos em comunidades e redes virtuais. De acordo com Kietzmann et al, mídias sociais empregam tecnologias móveis e de Internet para criar plataformas altamente interativas por meio das quais indivíduos e comunidades compartilham, co-criam, discutem e modificam conteúdos gerados por usuários. Mídias sociais introduzem mudanças substanciais e permanentes na forma como organizações, comunidades e indivíduos se comunicam. As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longo do tempo - antes esta atividade se restringia a grandes grupos econômicos. As mídias sociais têm várias características que as diferem fundamentalmente das mídias tradicionais, como jornais, televisão, livros ou rádio.


EXEMPLOS DE REDES SOCIAIS
Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.
Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, e ja ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos.
LinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em 5 de Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais.
Twitter As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las.
MySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos.
Google+ (às vezes abreviado G+, pronunciado Google Plus) é uma rede social mantida pelo Google Inc. O serviço foi lançado em 28 de junho de 2011, em uma fase de testes por convite


EXEMPLOS DE MIDIAS SOCIAIS


Blogs: Os blogs são o exemplo mais comum de mídias sociais de compartilhamento de conteúdo em forma de texto, sendo que qualquer pessoa ou empresa pode criar o seu e começar a publicar conteúdo.
Youtube: Maior site de compartilhamento de vídeos do mundo e, atualmente, o segundo maior site de buscas do Brasil.
SlideShare: Site de compartilhamento de apresentações.
Vimeo: Site de compartilhamento de vídeos, que vem crescendo muito desde o último ano.
Twitter: Um microblog onde é possível escrever posts de apenas 140 caracteres.




Referência:

<http://www.webcortex.com.br/> Acessado em: 14 de outubro de 2013.


Grannovetter, Mark. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, 78:1 360-80, 1973.

Reed, N. O uso da análise de redes sociais no estudo das estruturas organizacionais. Rev. adm. empres. Vol.24,no.4,São Paulo,Oct./Dec.1984. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901984000400025.



Tomaél, Maria I. Et all. Das redes sociais à inovação. Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005. 

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